O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) deverão realizar o leilão do Tecon Santos 10 na primeira quinzena de março. A previsão foi feita, após a deliberação do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o tema. Segundo o MPor, será realizado em janeiro um grande roadshow com embaixadas e empresas interessadas e, em seguida, publicado o edital de licitação do terminal do Porto de Santos.
“O Tecon Santos 10 trará investimentos de R$ 6,4 bilhões e ampliará em 50% a capacidade de movimentação de contêineres do Porto de Santos, o que é fundamental para o escoamento da produção brasileira e para aumentar a eficiência portuária. Agora, com a decisão do TCU podemos dar continuidade ao processo, que vai consolidar o Porto de Santos como um dos principais hubs de contêineres da América Latina”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltando que o empreendimento deve gerar 2,5 mil empregos diretos e 5 mil indiretos na obra.
Com a decisão do Tribunal, o processo retorna ao MPor, o que, segundo o secretário nacional de Portos, Alex Ávilla, deverá ocorrer nos próximos dias. “A partir daí, faremos os ajustes técnicos e adequação para a publicação do edital até o final de janeiro. Esperamos uma ampla participação no leilão, já que há muitas empresas nacionais e internacionais interessadas no certame. Sem dúvida, será o maior leilão da história e bastante competitivo”, afirmou o secretário.
O leilão do Tecon Santos 10 contará também com uma inovação de modelagem, especificamente no quesito da outorga. O MPor irá acolher as recomendações do TCU, entre as quais está o estabelecimento de uma outorga mínima, cujo principal objetivo é conciliar a atratividade do ativo para o mercado com o recebimento de um valor mínimo de outorga razoável para o erário, compatível com o porte do empreendimento.
O novo terminal terá área 621 mil metros quadrados e será destinado à movimentação e armazenagem de contêineres e carga geral. O Tecon Santos 10 vai impulsionar ainda mais o Porto de Santos, que é o maior complexo portuário da América Latina e o principal porto brasileiro em volume de carga movimentada, respondendo por 29% do comércio exterior brasileiro.
Com o Tecon, a capacidade anual de movimentação do Porto vai chegar 9 milhões de contêineres. Pelo projeto, serão construídos quatro berços de atracação de navios para embarque e desembarque. Pelos critérios, vencerá o leilão quem apresentar o maior valor de outorga e a concessão será pelo prazo de 25 anos.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Tocantins Naturatins promove ações da Operação Piracema no norte do estado
Tocantins Em Brasília, Segurança Pública do Tocantins participa do 1º Encontro Nacional de Coordenadores das Operações Integradas de Enfrentamento à Violência contra Pessoas Vulnerabilizadas
Portos e Aeroportos Governo Federal anuncia R$ 6,5 milhões para modernizar os aeroportos de Santa Inês e Bacabal (MA)
Gurupi - TO Gurupi realiza Fórum Comunitário do Selo UNICEF para fortalecer políticas públicas voltadas à infância e adolescência
Tocantins Naturatins sediará oficina sobre pesca amadora sustentável nesta sexta-feira, 12
Geral Polícia prende sete suspeitos de envolvimento em fraudes financeiras Mín. 23° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 33°
ChuvaMín. 22° Máx. 31°
Chuva