A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO) alcançou, em Gurupi, um resultado de destaque nacional ao solucionar 100% dos crimes consumados contra a vida em 2025, segundo levantamento do Instituto Sou da Paz, que estima a média nacional em cerca de 40%. O índice, que repete o desempenho de 2024, consolida o município como referência no país em investigação criminal e eficiência das ações de segurança pública.
De acordo com a Polícia Civil, por meio da 3ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (3ª DHPP), 100% dos homicídios consumados e 90% dos tentados registrados no município foram esclarecidos ao longo do ano.
A manutenção de índices elevados é atribuída à atuação integrada entre as instituições Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Penal, aliada ao reforço de técnicas especializadas e qualificadas de investigação. Segundo a corporação, o trabalho contínuo, célere e coordenado das equipes de investigadores tem sido determinante para os resultados alcançados.
Além disso, a 3ª DHPP atuou ao longo do ano na investigação de casos de alta complexidade ocorridos em outros municípios da região sul do estado, aplicando técnicas investigativas avançadas e contribuindo para elevar o padrão de qualidade das apurações realizadas na região.
Um dos destaques de 2025 foi aOperação Caça Fantasma, protocolo criado pela 3ª DHPP para localizar e prender foragidos condenados por crimes contra a vida. A iniciativa resultou na captura de indivíduos de alta periculosidade procurados não apenas no Tocantins, mas também nos estados de Goiás, Maranhão e Minas Gerais.
No total, foram concluídos 59 procedimentos, com a redução de 17% do acervo passivo de inquéritos, a maior parte deles concluídos com autoria identificada.
Os números reforçam o posicionamento de Gurupi como um dos municípios mais eficientes do Brasil no enfrentamento a homicídios e feminicídios, consolidando um modelo de investigação e atuação integrada que pode servir de referência para outras regiões do país.
O delegado-chefe da 3ª DHPP, José dos Santos Fonseca Borges Júnior, destaca que a marca alcançada pela Unidade Especializada é fruto de um grande esforço investigativo e apoio das demais forças de segurança parceiras. “Os números obtidos demonstram todo o comprometimento da Instituição Polícia Civil que, por meio de um trabalho sério e extremamente técnico realizado pela 3ª DHPP, alcançou esse índice que é motivo de orgulho e satisfação para todos”, pontua.
O delegado regional Joadelson Rodrigues Albuquerque, titular da 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Gurupi, ressalta que os números alcançados simbolizam toda a dedicação com que os policiais civis da 3ª DHPP desempenham suas funções diariamente.
“Temos uma equipe de policiais civis extremamente comprometida e que, por meio de um trabalho investigativo policial de excelência, conseguiu atingir esse patamar tão expressivo e tão grande relevância. Muito mais do que índices, os resultados atingidos mostram que todos os homicídios cometidos em Gurupi, foram devidamente investigados e seus autores responsabilizados na forma da lei”, pondera.
Geral MIDR reconhece situação de emergência em 21 municípios
Gurupi - TO Audiência pública do Programa Escritura Gurupi reúne moradores do Setor Santa Rita de Cássia
Gurupi - TO Senadora Professora Dorinha articula audiência entre prefeita Josi Nunes e Ministro Flávio Dino para discutir autonomia das instituições municipais de ensino superior
Geral Prefeitura de SP regulamenta mototáxi; Uber e 99 apontam ilegalidade
Geral Rio registra fortes ventos devido à passagem de frente fria
Geral Defesa Civil de SP recebe 514 chamados por quedas de árvores Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 35°
Chuva