Tendo em vista o crescimento da aviação brasileira, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Aeroportos Brasil (ABR) e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) vão realizar, entre os dias19 de dezembro de 2025 e 5 de janeiro de 2026, a Operação Fim de Ano, com ações intensificadas nos aeroportos de maior movimento do país durante o Natal e o Réveillon.
A ação tem por objetivo acompanhar a movimentação nos aeroportos durante o período de maior fluxo, garantindo a prestação adequada e segura do serviço de transporte aéreo aos passageiros.
“Estamos atuando de forma integrada para que, neste período em que há grande fluxo de passageiros, o transporte se mantenha organizado, com qualidade e respeito ao cidadão, garantindo que todos possam viajar com segurança e dignidade”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos,Silvio Costa Filho.
A operação contará com reforço de servidores da Anac em todas as regiões do Brasil, atuando simultaneamente em aeroportos de 15 estados. A iniciativa soma-se às ações já realizadas em 2025, ano em que a Anac fiscalizou 76 bases de empresas aéreas e 30 operadores aeroportuários.
“O fim de ano é um período de maior movimento nos aeroportos, o que exige atenção redobrada. A Anac está atenta para assegurar aos usuários tranquilidade e segurança nas viagens”, afirmou o diretor-presidente da Anac,Tiago Faierstein.
O MPor, ao lado da Anac, da Abear e da ABR, atuará de maneira permanente no monitoramento dos terminais para, de forma integrada, acompanhar as operações aéreas e o fluxo de passageiros.
“Essa ação é um esforço coletivo dos entes públicos e privados para garantir que esse período seja marcado apenas por boas notícias e comemorações. Vamos trabalhar intensamente para atender toda a demanda e garantir que os brasileiros cheguem aos seus destinos e retornem felizes para suas casas”, declarou o presidente da ABR,Fábio Rogério Carvalho.
Os passageiros devem estar atentos às regras e orientações das Resoluções nº 400/2016 e nº 280/2013 da Anac, que tratam, respectivamente, da assistência ao passageiro em casos de atrasos e cancelamentos de voos e da acessibilidade, as quais serão observadas em todo o país.
“O trabalho conjunto entre governo, reguladores, aeroportos e companhias aéreas é fundamental. A aviação brasileira possui altos índices de eficiência operacional, e o compromisso das companhias é a melhoria contínua dos processos e serviços para oferecer aos passageiros um atendimento de qualidade, dentro das regras operacionais e de segurança”, ressaltou o presidente da Abear,Juliano Noman.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Agência Nacional de Aviação Civil
Tocantins Governo do Tocantins e Banco Mundial alinham medidas para acelerar implantação de novos sistemas de gestão na administração pública estadual
Geral Polícia do Rio faz ação contra fraude em sistema de mandados de prisão
Geral INSS: PF faz nova operação contra descontos ilegais de pensionistas
Geral STJ restabelece setença de mulher ligada ao crime organizado a 82 anos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia recuperação de novos trechos rodoviários no Bico do Papagaio
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa decreta ponto facultativo nos dias 24, 26, 31 de dezembro e 2 de janeiro para as festas de Natal e Ano Novo Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 22° Máx. 29°
ChuvaMín. 22° Máx. 29°
Chuva