Como resultado dos investimentos do Governo do Tocantins no Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) realizou no último sábado, 17, um mutirão de exames de endoscopia. No total, 21 pacientes foram beneficiados com a ação, desenvolvida pela equipe multiprofissional da unidade hospitalar, com intuito de ofertar melhoria na qualidade de vida e bem estar dos pacientes.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, celebrou a ação. “Graças ao nosso Governador Wanderlei Barbosa, a saúde pública tocantinense tem avançado. Disponibilizar os insumos, equipamentos e profissionais da saúde para realizar os exames com excelência é o nosso propósito, trabalhamos sempre empenhados para ofertar assistência especializada à nossa população”, enfatizou.
A diretora-geral do HRAUG, Vilma Jovino, comentou sobre a realização dos exames. “Foi excelente, utilizamos duas salas do centro cirúrgico com toda segurança, tivemos equipes no acompanhamento prévio, durante e após. Todos os 21 pacientes realizaram o exame com sucesso, graças ao comprometimento e dedicação das equipes envolvidas. Tivemos também, um anestesista a mais no plantão, o que não gerou prejuízo ou atraso nas demandas do centro cirúrgico”, explicou.
“Desde a recepção na entrada no hospital até o centro cirúrgico, todos foram atenciosos conosco. Foi prazeroso participar do mutirão. Os médicos, enfermeiros, técnicos e maqueiros nos atenderam muito bem, com calma e alegria, nos explicaram tudo, foi muito bom”, relatou a acompanhante Naiara Ferreira Barbosa.
O paciente Welton Costa aprovou o atendimento na unidade. “Quero agradecer a Deus e a vocês, porque desde a recepção e triagem, até o pós exame fui bem recebido. Agradeço as meninas do centro cirúrgico, o médico anestesista pela atenção conosco. Se fosse para dar nota, daria 10, agradeço muito todo o hospital pelo atendimento”, agradeceu.
Endoscopia
O exame de endoscopia é feito com um tubo flexível com câmera, inserido pela boca, com o paciente sedado. Permite visualizar esôfago, estômago e duodeno, para identificar lesões e coletar biópsias. A duração é curta e o paciente pode retornar para casa no mesmo dia, acompanhado.
Saúde Ministério aperfeiçoa monitoramento de saúde de crianças indígenas
Saúde Anvisa manda recolher decoração de alimentos com plástico e glitter
Saúde Rio leva vacinação a parques e aeroportos até 12 de fevereiro
Saúde Há 5 anos, Brasil aplicava primeiras doses de vacina contra a covid-19
Saúde Saúde aumenta vagas do Agora tem Especialistas no Rio de Janeiro
Tocantins Governo do Tocantins entrega órteses no Centro Estadual de Reabilitação Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 28°
ChuvaMín. 21° Máx. 25°
Chuva