O Ministério de Portos e Aeroportos avalia de forma positiva a decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de abrir uma consulta pública para atualizar a Resolução nº 400, de 2016, que trata dos direitos e deveres dos passageiros do transporte aéreo. A consulta já está disponível no site da Anac e permite que toda a sociedade participe do processo.
A proposta em debate trata, principalmente, das regras de assistência aos passageiros em casos de atraso e cancelamento de voos. O objetivo é esclarecer pontos que, ao longo dos anos, geraram dúvidas e interpretações diferentes, além de muitos processos judiciais.
Entre os pontos discutidos está o alinhamento das regras ao Código Brasileiro de Aeronáutica, que estabelece quatro horas de atraso como prazo para a prestação de assistência material. O texto também ajusta o tipo de assistência oferecida, mantendo itens como alimentação e hospedagem, e deixa claro que a prestação de assistência, inclusive em casos de força maior, não significa automaticamente obrigação de indenização.
A iniciativa é uma oportunidade para passageiros, empresas do setor, especialistas e cidadãos em geral contribuírem com sugestões e opiniões. A participação social é fundamental para construir regras mais claras, simples e equilibradas, que atendam às necessidades dos usuários e fortaleçam o setor aéreo.
Para o Ministério de Portos e Aeroportos, a consulta pública reforça o compromisso com a transparência, o diálogo e a construção conjunta de um marco regulatório mais eficiente.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Geral Cláudio Castro exonera presidente da Rioprovidência
Geral Prêmio de R$ 63 milhões da Mega-Sena será sorteado neste sábado
Tocantins Escolas Estaduais de Palmas e Gurupi estão entre as campeãs nacionais das Olimpíadas do Tesouro Direto de Educação Financeira
Geral MGI chama mais 44 candidatos em lista de espera para curso de formação
Geral Executivos do Rioprevidência são alvo de operação da PF
Portos e Aeroportos Porto de Santos avança para se tornar referência global em logística verde e conectada Mín. 23° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Chuva