O Porto de Santos vive um momento de transformação estratégica, que une inovação tecnológica e responsabilidade ambiental. Alinhada às diretrizes do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para modernizar a infraestrutura nacional, a Autoridade Portuária de Santos (APS) está tirando do papel um pacote de projetos que inclui desde a implantação de redes 5G e Gêmeos Digitais (Digital Twin) até a oferta de energia limpa para navios atracados. O objetivo é posicionar o maior complexo portuário do hemisfério sul como um "Porto Inteligente" (Smart Port), seguindo as melhores práticas internacionais de eficiência logística e transição energética.
Para o ministro de Portos e Aeroportos,Silvio Costa Filho, as inovações em andamento provam ser possível alinhar desenvolvimento e responsabilidade ambiental. "O que estamos vendo em Santos é a materialização do conceito de 'Porto do Futuro'. Não existe mais separação entre crescer e preservar. Ao investir em tecnologia de ponta, como o 5G e em energia limpa, o governo federal prova que é possível ter o maior porto do Hemisfério Sul operando com máxima eficiência logística e, ao mesmo tempo, liderando a agenda global de descarbonização", disse.
"Não existe mais separação entre crescer e preservar"Silvio Costa Filho
Já o secretário nacional de Portos,Alex Ávila, destaca o salto de qualidade operacional que as novas ferramentas trarão para a gestão do complexo. "A implementação do VTMIS e das ferramentas de Gêmeo Digital muda o patamar de gestão do Porto de Santos, trazendo previsibilidade e segurança para a navegação. Estamos dotando o principal ativo logístico do país com inteligência de dados e infraestrutura sustentável, alinhando nossas operações às práticas dos portos mais avançados da Europa e da Ásia", avaliou.
Monitoramento digital e conectividade
Um dos pilares dessa modernização é a segurança e a fluidez da navegação. A APS está com o processo de contratação em andamento para a implantação do VTMIS (Vessel Traffic Management Information System). O sistema funciona como uma "torre de controle" para o mar: usando radares, câmeras e sensores, ele permite o monitoramento em tempo real do tráfego de embarcações, aumentando a segurança e a eficiência das manobras no canal de acesso.
Essa gestão de dados será potencializada por uma rede privativa 5G e pela tecnologia de Gêmeo Digital. A ferramenta cria uma réplica virtual dinâmica do porto, permitindo simular cenários operacionais, prever manutenções e otimizar o fluxo logístico com base em dados precisos, reduzindo gargalos e custos para o setor produtivo.
Logística de baixo carbono
A tecnologia caminha de mãos dadas com a sustentabilidade. O Porto de Santos avança no projeto de eletrificação do cais (o sistema Onshore Power Supply). A iniciativa permitirá que navios desliguem seus motores a combustão enquanto estiverem atracados, conectando-se à rede elétrica do porto. Isso reduz drasticamente a emissão de gases de efeito estufa e o ruído na região portuária.
O diferencial de Santos é a origem dessa energia: ela é 100% renovável, gerada pela histórica Usina Hidrelétrica de Itatinga, ativo gerido pela própria autoridade portuária. A usina passa por um processo de repotencialização, que inclui estudos para a produção de hidrogênio verde (H2V), combustível do futuro, que poderá abastecer máquinas e veículos no complexo.
Incentivo verde
Para estimular o mercado a aderir a essa nova realidade, o porto também aposta em incentivos econômicos. A APS prorrogou e ampliou a política de descontos tarifários para os chamados "navios verdes"; embarcações que possuem boa pontuação no Índice Ambiental de Navios (ESI, da sigla em inglês). A medida beneficia armadores que investem em frotas menos poluentes, reforçando o compromisso do governo federal com a descarbonização da cadeia logística.
Para o Ministério de Portos e Aeroportos, as iniciativas em Santos servem de modelo para o setor, provando que é possível conciliar o aumento da movimentação de cargas com a proteção ambiental e a inovação tecnológica.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Tocantins Escolas Estaduais de Palmas e Gurupi estão entre as campeãs nacionais das Olimpíadas do Tesouro Direto de Educação Financeira
Geral MGI chama mais 44 candidatos em lista de espera para curso de formação
Geral Executivos do Rioprevidência são alvo de operação da PF
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa lança regularização fundiária digital e investe em tecnologia para modernizar serviços públicos
Tocantins Naturatins fortalece ações ambientais com curso de recuperação de nascentes no Parque Estadual do Cantão
Geral Rioprevidência nega irregularidades em transações com o Master Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas