O Projeto de Lei 1519/24, já aprovado pelo Senado, prevê que as instituições de educação superior criem ações para promover o ingresso de pessoas idosas em cursos de graduação. O texto está agora em análise na Câmara dos Deputados.
A proposta apresentada pela ex-senadora Janaína Farias (CE) altera o Estatuto da Pessoa Idosa . A mudança determina que as instituições de ensino superior deverão propor e desenvolver as ações de incentivo.
Na justificativa, a ex-senadora defende a ampliação do acesso à educação para essa parcela da população. “O Brasil possui um contingente de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o que representa 15,8% da população”, disse.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, o texto terá de ser aprovado pelos deputados e pelos senadores. Como já passou pelo Senado, se não for alterado na Câmara, seguirá para sanção presidencial.
Câmara Projeto cria cadastro para monitorar obras paralisadas e punir gestores
Câmara Projeto prevê coleta da biometria de recém-nascidos e mães em salas de parto
Câmara Daniela Reinehr é eleita presidente da Comissão de Turismo e anuncia plano de competitividade
Câmara Projeto cria portal de transparência para publicidade pública e limita gastos de governos
Câmara Projeto prevê benefícios fiscais para empresas que promoverem programas de saúde mental
Câmara Giovani Cherini assume a presidência da Comissão de Saúde e defende foco em prevenção Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 23° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas