O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou nesta quarta-feira, 4, da Sessão Solene Especial em comemoração aos 37 anos do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO). O evento, realizado no auditório Brigadeiro Felipe Antônio Cardoso, na sede administrativa da Corte, contou com uma programação marcada por homenagens institucionais e pela posse do novo procurador-geral de Contas do Ministério Público de Contas do Tocantins (MPC-TO), Marcos Antônio da Silva Modes.
“O Tribunal de Contas é uma instituição fundamental para garantir uma administração pública responsável, eficiente e transparente. O TCE cumpre sua missão com consciência de suas atribuições, orientando, dialogando e trabalhando em parceria com os gestores”, ressaltou o governador Wanderlei Barbosa.
O presidente do Tribunal de Contas, Alberto Sevilha, reforçou o significado da data e o papel da Corte ao longo de quase quatro décadas. “É uma trajetória maravilhosa. Os pioneiros começaram já na criação do estado, na criação do TCE, sua instalação e consolidação. Com 37 anos, o nosso Tribunal de Contas é uma instituição de excelência para a sociedade. Estamos muito felizes, graças ao esforço e à dedicação dos membros e servidores em geral. E daqui para a frente, o trabalho é dinâmico”, destacou.
Entre os destaques da cerimônia, estiveram a entrega do Colar do Mérito Governador Siqueira Campos, a maior honraria concedida pela Corte; e a da Medalha do Mérito Funcional. A programação também contou com a posse solene do novo procurador-geral de Contas do MPC-TO, Marcos Antônio da Silva Modes, que assumiu o mandato referente ao biênio 2026–2027, em 1º de janeiro deste ano.
“O Tribunal de Contas tem, de uns tempos para cá, não só a missão de fiscalizar, mas também de promover o desenvolvimento econômico e social. Esse trabalho prévio e concomitante, realizado durante a execução das despesas e receitas, auxilia muito, pois é preventivo e não repressivo. Atuamos em harmonia com os gestores para que os atos sejam realizados da forma correta, evitando que, no futuro, sejam considerados nulos ou irregulares”, explicou o procurador-geral de Contas, Marcos Antônio Modes da Silva,
37 anos da Corte
O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins foi criado pela Lei Estadual nº 001/89, de 23 de janeiro de 1989. Sua instalação ocorreu em 5 de maio do mesmo ano, em Miracema do Tocantins, então capital provisória do Estado, após a promulgação da Lei nº 36/89, que estabeleceu as normas para o seu funcionamento imediato.
Ao longo dos seus 37 anos, o Tribunal vem se renovando e mantendo seu compromisso institucional de zelar pelo direito do cidadão, atuando por meio de ações dirigidas à sociedade, ao incentivo do controle social e à avaliação dos resultados de políticas públicas.
Geral Mesmo com medida protetiva, mulher é vítima de feminicídio no Rio
Portos e Aeroportos Ministro Silvio Costa Filho participa do lançamento do Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio
Tocantins Naturatins inicia nova etapa do Projeto Peixe + e leva conscientização sobre período de defeso para alunos do Estado
Tocantins Governo do Tocantins comemora 37 anos da Jucetins com crescimento histórico na abertura de empresas
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa reúne equipe de governo para definir ações e diretrizes de 2026
Tocantins Naturatins realiza doação de 500 mudas para preservação e reflorestamento do Cerrado Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 23° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas