O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Laven-TO) promove nesta semana o curso em diagnóstico parasitológico da Leishmaniose Tegumentar Americana. A capacitação conta com carga horária de 16 horas, teve início nessa segunda-feira, 22 e segue nesta terça-feira, 23, na sede do laboratório, em Palmas.
A capacitação é realizada semestralmente e direcionada para biomédicos e bioquímicos da rede pública e privada. Especificamente esta semana participaram representantes do laboratório Labcenter, Oswaldo Cruz, Laboratório Municipal de Guaraí e Laboratório Municipal de Gurupi.
“O Lacen está ofertando esse curso para biomédicos e bioquímicos da rede pública e privada do Tocantins com o objetivo de qualificar esses profissionais, melhorando o atendimento da população e um diagnóstico mais preciso”, afirmou o biomédico Fernando Amorim Balestra.
A biomédica do Hospital Oswaldo Cruz, Camilla Renata Ribeiro Alves, relatou que o curso é de extrema importância, pois leishmaniose é uma doença bastante incidente no Estado e é necessário que o profissional da saúde saiba diferenciar o protozoário na lâmina para fazer um diagnóstico mais apurado. "Como o Lacen é o responsável pelo controle de qualidade dos laboratórios, esse treinamento ressalta essa importância, traz o conhecimento para os biomédicos e esse profissional inserido no seu laboratório pode ensinar seus colegas. Então, é uma capacitação na qual aprendi bastante a diferenciar essas lâminas com o protozoário transmissor da leishmaniose”.
Saúde Programa conclui formação de 109 mil agentes de saúde em todo país
Saúde Veja dicas para se proteger da onda de calor extremo
Saúde Termina cirurgia de Bolsonaro para bloquear nervo do diafragma
Tocantins SES-TO convoca doadores de sangue para reforçar os estoques da rede estadual
Saúde Saúde destina R$ 1 bilhão para santas casas e hospitais filantrópicos
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 milhões em novos equipamentos para a Hemorrede Mín. 22° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 34°
ChuvaMín. 22° Máx. 34°
Chuva