Quarta, 17 de Setembro de 2025
(63)99208-1634
36°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Audiência debate uso da inteligência artificial na educação

Depositphotos Deputados alertam que inteligência artificial pode ser usada para burlar esforços acadêmicos A Comissão de Educação da Câmara dos D...

29/05/2023 12h45
Por: Fonte: Agência Câmara de Notícias
Deputados alertam que inteligência artificial pode ser usada para burlar esforços acadêmicos - (Foto: Depositphotos)
Deputados alertam que inteligência artificial pode ser usada para burlar esforços acadêmicos - (Foto: Depositphotos)

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados discute nesta quinta-feira (1º) os usos da inteligência artificial (IA) no setor educacional. Os deputados Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) e Maria Arraes (Solidariedade-PE), que pediram a realização da audiência, lembram que de tempos em tempos o mundo passa por grandes revoluções científicas e tecnológicas.

Os parlamentares reconhecem que essas inovações trazem pontos positivos e a capacidade de melhorar a qualidade de vida dos indivíduos de uma sociedade. Outros aspectos, no entanto, merecem certa preocupação. Não no intuito de proibi-las, mas com o objetivo de garantir sua melhor utilização.

Continua após a publicidade

Eles citam como exemplo o ChatGPT, inteligência artificial projetada para produzir textos e responder perguntas e que pode, em um contexto escolar e acadêmico, ser usado para desenvolver uma dissertação sobre qualquer assunto, burlando o percurso que o estudante deveria fazer para uma correta aprendizagem.

Os deputados acreditam que a cabe à comissão ser protagonista nos debates sobre a utilização da inteligência artificial na educação. Com essa proposta, foram convidados para discutir o assunto, entre outros:
- a secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Iizolda Cela;
- a pesquisadora de Direito e Inteligência Artificial na Universidade de Brasília (UnB) Fernanda de Carvalho Lage; e
- o presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Celso Niskier.

A audiência será realizada no plenário 10, a partir das 9 horas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.