Quinta, 25 de Dezembro de 2025
(63)99208-1634
27°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Geral Tocantins

Agência de Metrologia fiscaliza comércio que vende brinquedos em Operação Nacional do Inmetro

Em continuidade ao Plano Nacional de Vigilância de Mercado a ação orientadora e fiscalizatória visa verificar se os produtos atendem aos requisitos legais

30/05/2023 09h45
Por: Fonte: Secom Tocantins
Selo é a principal evidência de que o brinquedo passou pelo processo de certificação e está em conformidade com os requisitos técnicos de segurança e desempenho estabelecidos na legislação - Foto: Brenda Ramos/Governo do Tocantins
Selo é a principal evidência de que o brinquedo passou pelo processo de certificação e está em conformidade com os requisitos técnicos de segurança e desempenho estabelecidos na legislação - Foto: Brenda Ramos/Governo do Tocantins

Começou nessa segunda-feira, 29 de maio, mais uma etapa do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, uma operação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para coibir a comercialização irregular de produtos no mercado formal. Nesta semana,a fiscalização ocorre em estabelecimentos que comercializam brinquedos, nas cidades da região norte do Tocantins.

No Tocantins, aAgência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) é o órgão responsável pela ação, e a equipe técnica está visitando o comércio para verificar se as mercadorias contam com o Selo de Avaliação de Conformidade do Inmetro e se o produto informa a faixa etária do brinquedo. O selo é a principal evidência de que o brinquedo passou pelo processo de certificação e está em conformidade com os requisitos técnicos de segurança e desempenho estabelecidos na legislação.

Continua após a publicidade

De acordo com a presidente da Agência de Metrologia, Grazielly Oliveira, a ação vem reforçar que o consumidor esteja bem atento às mercadorias na hora da compra. “O Selo Inmetro assegura que o produto foi avaliado, testado e está em condições seguras de ser comercializado, não expondo o usuário a riscos desnecessários”, destacou a gestora.

Brincar também é coisa séria

Além de contar com a certificação, a Agência de Metrologia reforça que o consumidor procure pontos de venda legalmente estabelecidos e exija a nota fiscal, pois caso haja alguma desconformidade é através da nota que é possível o rastreamento dos dados do fabricante e do produto. É, também, fundamental que os pais ou responsáveis procurem por presentes, em especial, brinquedos, que estejam adequados à idade da criança. “Nós orientamos, ressaltamos a relevância do selo de certificação sobre os produtos, mas é importante que as crianças tenham a supervisão dos pais na hora de brincar”, destaca a presidente da Agência.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.