Na terça-feira, 18, foi realizada, na Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), mais uma reunião do projeto para Fortalecimento de Contratualização e Regulação com Hospitais Públicos. O projeto de qualificação é financiado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e tem o apoio da equipe do Hospital Sírio-Libanês (HSL).
No Tocantins, o programa é realizado nos Hospitais Regionais de Araguaína (HRA) e Augustinópolis (HRAUG) desde 2022. O encontro é conduzido pelos especialistas em projetos do Hospital Sírio-Libanês, João Gomes e Carolina Santana, e conta com a participação de servidores da Pasta.
Segundo a gerente de administração hospitalar da SES-TO, Renata Nogueira Duran, “a reunião é relevante para os processos de trabalho. A Secretaria tem hoje a oportunidade de ter o auxílio dos profissionais de um hospital de excelência para construirmos junto com o grupo técnico SES-TO, propostas de qualificação da regulação da porta de entrada e também a contratualização inicialmente de duas unidades de saúde, Araguaína e Augustinópolis”.
A gerente relatou que “com as informações adquiridas, será possível repassar o conhecimento. Com o aprendizado, nós também seremos multiplicadores para as outras unidades próprias da Secretaria. Então, é muito oportuno este encontro e, com isso, nós estaremos qualificando os serviços e as nossas unidades”.
A especialista em projetos do Hospital Sírio-Libanês, Carolina Santana, afirmou que “esse projeto vem para fortalecer a área da regulação da saúde considerando as demandas e as necessidades reais de saúde da população. A partir dessas necessidades, então, o fortalecimento da área da regulação. A ideia é passar para as secretarias estaduais a experiência dos trabalhos e, a partir dessa experiência, que a secretaria esteja preparada para replicar esse processo nos demais hospitais”.
O diretor de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho da SES-TO, Robson José da Silva,relata que “o projeto do Proadi em parceria com Sírio-Libanês é um processo importante de qualificação da atenção à saúde da população. Para a gestão, a regulação do trabalho permite a qualificação da contratação dos recursos humanos e do concurso, observando o perfil assistencial de cada unidade hospitalar”.
Saúde Programa conclui formação de 109 mil agentes de saúde em todo país
Saúde Veja dicas para se proteger da onda de calor extremo
Saúde Termina cirurgia de Bolsonaro para bloquear nervo do diafragma
Tocantins SES-TO convoca doadores de sangue para reforçar os estoques da rede estadual
Saúde Saúde destina R$ 1 bilhão para santas casas e hospitais filantrópicos
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 milhões em novos equipamentos para a Hemorrede Mín. 22° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 34°
ChuvaMín. 22° Máx. 34°
Chuva