Quarta, 17 de Setembro de 2025
(63)99208-1634
26°

Tempo limpo

Palmas, TO

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

CCJ aprova projeto que obriga profissionais do SUS a atuarem em ações de educação em saúde

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados Deputado Marangoni, relator da proposta na CCJ A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) d...

20/06/2023 20h15
Por: Fonte: Agência Câmara de Notícias
Deputado Marangoni, relator da proposta na CCJ - (Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados)
Deputado Marangoni, relator da proposta na CCJ - (Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados)

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga os profissionais que prestam serviço na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) a atuarem em ações de educação em saúde, com enfoque na família, para a prevenção de doenças. O texto aprovado – Projeto de Lei 565/20 – foi proposto pela Comissão de Seguridade Social e Família e altera a Lei Orgânica da Saúde.

O relator, deputado Marangoni (União-SP), apresentou parecer pela constitucionalidade e juridicidade do projeto, mas sugeriu emenda de redação substituindo o verbo “promover”, utilizado no texto original, por “atuar em”. “Parece o mais adequado com os objetivos do projeto”, disse Marangoni.

Continua após a publicidade

No parecer, ele citou uma nota técnica da Associação de Desenvolvimento da Família (Adef), segundo a qual estudos científicos já comprovaram que ações com foco na família são relevantes para a prevenção de comportamentos do abuso de drogas, para o desenvolvimento de hábitos de alimentação adequada e até mesmo para a prevenção do suicídio.

Tramitação
A proposta será agora analisada pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.