Após quase oito horas de sabatina, aComissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou por 21 votos favoráveis e cinco contrários a indicação do advogado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF). A matéria segue em regime de urgência para o plenário da Casa e deve ser analisada ainda na noite desta quarta-feira (21) pelos senadores.
Aos parlamentares, Zanin disse que se sente seguro e com a experiência necessária para atuar no STF e julgar temas relevantes e de extremo impacto àsociedade.
"Sempre nas minhas atuações no direito segui as premissas análogas a de um juiz , ao me manter em equilíbrio emocional e intelectual, mesmo nas horas de grandes desafios, ter senso de justiça sem nunca desacreditar nas leis e nas instituições brasileiras e seguir com independência de atuação para garantir justiça num país com pilares democráticos sólidos, como é o Brasil”.
Zanin fez um breve resumo da própria carreira, citou os escritórios em que trabalhou e concluiu que se considera “um defensor fervoroso da Constituição brasileira e um crítico atento às violações de direitos e garantias fundamentais”. Lembrou também que, nos 25 anos como advogado, liderou mais de cemprocessos julgados no STF e mais de 550 julgados no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a vaga deixada por Ricardo Lewandowski, Zanin falou por 26 minutos para se apresentar aos parlamentares da CCJ, responsáveis por sabatinar e aprovar, ou não, aindicação para a mais alta Corte do país.
Política Saiba como vai funcionar o Reforma Casa Brasil, que será lançado hoje
Política Lula chama América Latina de zona de paz e critica intervenções
Política Lula defende que “nenhum presidente” deve dar palpite sobre Venezuela
Política Festa da Padroeira reuniu mais de 494 mil pessoas em Aparecida
Política Em Roma, Lula defende que pobres sejam colocados no orçamento
Política Nunca deveria ter sido truncada, diz Lula sobre relação com Trump Mín. 21° Máx. 28°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 34°
Tempo nublado