Em busca de ampliar o atendimento disponibilizado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense, a Secretaria de Estado da Saude (SES-TO) promoveu na sexta-feira, 23, uma reunião entre a técnicos da pasta e as Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e Universidade Federal do Tocantins (UFT). O trabalho tem como foco principal ofertar Práticas Integrativas Complementares (Pics) para a sociedade que recebe atendimento no ambulatório dessas instituições.
Durante a reunião, foi acordado que técnicas e terapias integrativas facilitarão o atendimento, disponibilizando ao paciente com oferta de acupuntura, terapias holísticas, práticas indígenas, entre outros.
O diretor de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho da SES-TO, Robson, destacou que o projeto das práticas integrativas, vem consolidar as ações já desenvolvidas nos hospitais, ambulatórios e outros. "Pretendemos qualificar o atendimento da população, tornando uma política de saúde com formação dos trabalhadores da saúde para ampliação dos serviços já existentes".
Para Marussia Medrado, psicóloga da SES-TO, "as práticas integrativas são o regaste da sabedoria ancestral, muitas vezes milenar, que colaboram com a redução do sofrimento humano, elas fazem esse trabalho com baixo custo, levando uma mudança e melhoria da qualidade de vida das pessoas, com sintonia plena com os princípios do SUS".
Saúde Programa conclui formação de 109 mil agentes de saúde em todo país
Saúde Veja dicas para se proteger da onda de calor extremo
Saúde Termina cirurgia de Bolsonaro para bloquear nervo do diafragma
Tocantins SES-TO convoca doadores de sangue para reforçar os estoques da rede estadual
Saúde Saúde destina R$ 1 bilhão para santas casas e hospitais filantrópicos
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 milhões em novos equipamentos para a Hemorrede Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 33°
Chuvas esparsas