Os cursos de artesanato, Chita Chique e Confecção de Bonecas, são realizados pelo Governo do Tocantins, por meio do setor de Inclusão Produtiva da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com a prefeitura de Novo Acordo. As capacitações são formas de incentivo à inclusão produtiva que têm como objetivo gerar trabalho e renda.
“Tenho duas meninas e quero fazer bonecas para elas, por isso me inscrevi no curso”, afirmou a aluna Adriana Martins Reis, de 31 anos, que faz parte de uma turma de 20 alunos, que participam nesta semana, em Novo Acordo, do curso para confecção de bonecas. “Também tenho interesse em me profissionalizar para vender e aumentar a renda familiar”, concluiu.
Já a aluna Aparecida Tavares, está na turma do curso de artesanato Chita Chique, que também ocorre nesta semana, em Novo Acordo. “O que me motiva a participaré a necessidade, maior a cada dia, de fazer algo a mais para aumentar a renda”, afirmou.
Capacitações
As capacitações ocorrem no Centro Municipal de Educação Infantil, Creche Mãe Duvigem, em Novo Acordo. Os cursos têm carga horária de 40 horas. Foram iniciados na segunda-feira, 26, e seguem até 1º de julho. Os cursos são definidos com base no cenário atual e realidade da aptidão do município, segundo o gerente de Inclusão Produtiva da Setas, Valter Frota.
“A escolha dos cursos Chita Chique e Confecção de Bonecas é para atender a um grupo de mulheres que participam de programas sociais. Outros cursos foram executados no município, em anos anteriores, nas áreas da beleza e de alimentos”, informou o técnico administrador das capacitações, Marco Antônio Coelho.
Público-alvo
Participam dos cursos, famílias oriundas dos Programas de Transferência de Renda, tais como, Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e, Auxílio de Benefícios Eventuais e Beneficiários do CadÚnico. A previsão é de capacitar 40 pessoas, com expectativa de gerar 40 empregos diretos.
Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 23° Máx. 35°
ChuvaMín. 21° Máx. 35°
Chuva