Em busca por amenizar o tempo de espera, dos pacientes que aguardam por um procedimento cirúrgico eletivo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) criou um grupo de monitoramento das ações do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), conhecido comoOpera Tocantins. Várias áreas técnicas da Pasta reúnem-se semanalmente, para alinhar as realizações de mutirões e o próximo ocorrerá, no sábado, 22, no Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN), com previsão de 10 procedimentos ginecológicos.
“Ano passado, tivemos um recorde de cirurgias eletivas, com 10.617 procedimentos e estamos trabalhando para que, em 2023, possamos superar esta marca. Até a quinta-feira, 20 de abril, foram 4.149 pessoas com o problema de saúde resolvido e a maioria desta produção é resultado das equipes de nossas unidades hospitalares estaduais, que não medem esforços para atender a população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana.
Segundo o fisioterapeuta, especialista em gestão em redes de atenção à saúde e saúde coletiva, que faz parte da comissão e do quadro técnico da Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias (SUHP/SES-TO), Diego Segger, “estamos visitando os hospitais e alinhando com as equipes a disponibilidade das salas cirúrgicas e a disposição dos profissionais para realizarem cirurgias, pelo PAGH Cirúrgico e atender a fila mais rápido. Já tivemos um bom retorno de Porto Nacional e Alvorada e já estamos organizando a logística para deslocamento dos pacientes e atendimento deles, com a eficiência, o conforto e a humanização que preconiza o Sistema Único de Saúde”, pontuou.
“Este trabalho que a Secretaria tem feito diretamente com as equipes plantonistas faz a diferença, no sentido da adesão dos profissionais e no que diz respeito à organização da unidade hospitalar, estamos abertos a receber quantos pacientes forem possíveis. A gestão tem nos guarnecido de medicamentos e insumos, que nos tornam aptos a promover mutirões”, afirmou o diretor-geral do HRPN, Welson Almeida.
Além das visitas às unidades hospitalares, os membros do grupo são responsáveis por contatar pacientes, organização de logísticas e ações de humanização na acolhida e no momento de alta dos pacientes. As atividades são alinhadas com encontros semanais.
Saúde Programa conclui formação de 109 mil agentes de saúde em todo país
Saúde Veja dicas para se proteger da onda de calor extremo
Saúde Termina cirurgia de Bolsonaro para bloquear nervo do diafragma
Tocantins SES-TO convoca doadores de sangue para reforçar os estoques da rede estadual
Saúde Saúde destina R$ 1 bilhão para santas casas e hospitais filantrópicos
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 milhões em novos equipamentos para a Hemorrede Mín. 22° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 34°
ChuvaMín. 22° Máx. 34°
Chuva