O Projeto de Lei 1096/23 confere prioridade no atendimento psicológico na rede pública a crianças e adolescentes que tenham sofrido abuso ou exploração sexual. Em análise na Câmara dos Deputados, o texto insere a medida no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Autor da proposta, o deputado Raimundo Santos (PSD-PA) afirma que “crianças e adolescentes vítimas de violência sexual apresentam variados sintomas e comportamentos alarmantes, entre os quais a dissociação, ansiedade, baixa autoestima, transtorno pós-traumático, depressão, isolamento, propensão ao suicídio, comportamentos autolesivos e dependência química, dentre outros”.
Para superar os traumas físicos e emocionais, continua Santos, é essencial "a atuação do psicólogo "para evitar consequências devastadoras e irreversíveis no crescimento pessoal e natural das vítimas e nas relações interpessoais”.
Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Saúde; de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Câmara Comissão aprova tipificação do estelionato sentimental e punição específica para o crime
Câmara Comissão aprova programa para capacitar gestor municipal em legislação de antenas
Câmara Presidente de CPMI afirma que cancelamento de reunião com "Careca do INSS" não prejudica investigações
Câmara Comissão aprova programa Mais Cultura nas Escolas
Câmara Comissão aprova criação de fundo de apoio à produção rural feita por comunidades tradicionais
Câmara Comissão aprova justiça gratuita para entidade beneficente de assistência social, saúde e educação Mín. 27° Máx. 40°
Mín. 30° Máx. 41°
Tempo nubladoMín. 31° Máx. 42°
Tempo limpo