Na abertura do 10º Seminário Estadual de Apicultura e do 4º Seminário Estadual de Meliponicultura, realizada nessa quinta-feira, 23, em Palmas, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), destacou o potencial e os avanços da produção apícola no estado. O evento, que reuniu cerca de 200 participantes, segue nesta sexta-feira, 24, no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).
“Este é um segmento que merece cada vez mais incentivos por parte do Estado. O agro e o meio ambiente devem caminhar juntos, é uma prática sustentável em que todos saem ganhando, tanto na produção de mel quanto no aumento da produtividade das lavouras. O Tocantins vem conquistando, a cada ano, mais espaço nesse setor”, afirmou o secretário da Seagro, César Halum, durante o evento.
O palestrante e pesquisador da Embrapa Soja – Paraná, Décio Luiz Gonzaga, especialista em polinização por abelhas, apresentou as vantagens do produtor adotar a prática da polinização nas lavouras. “Essa é uma prática sustentável e lucrativa, especialmente no cultivo da soja, beneficiando tanto o apicultor quanto o produtor. O uso integrado proporciona mais alimento para as abelhas, com néctar e pólen durante a florada, e pode aumentar a produtividade entre 10% e 23%”, explicou o pesquisador.
O presidente da Federação dos Apicultores do Tocantins (Fetoap), Charles Dias, ressaltou que os seminários fortalecem ainda mais a cadeia produtiva do mel no estado. “Esses encontros são oportunidades valiosas para aprimorar conhecimentos, conhecer novas tecnologias e buscar meios de ampliar a produção e a comercialização apícola no Tocantins”, destacou.
O produtor Edilson Gonçalves de Andrade, do Projeto de Assentamento Entre Rios, em Palmas, contou que está iniciando a criação de abelhas em sua propriedade. “Comecei com duas caixas de abelhas, mas pretendo chegar a 30. É uma atividade lucrativa e que ainda contribui para a polinização das culturas; cultivo melancia e várias hortaliças, então sei que vai melhorar minha produção”, relatou.
Produção
Atualmente, o Tocantins conta com cerca de 30 associações de produtores de mel cadastradas na Fetoap, somando mais de mil apicultores em todo o estado e uma produção anual estimada em 250 toneladas de mel.
Tocantins Governo do Tocantins orienta produtores para início da estação de monta e reforça ações do Programa Mais Genética Tocantins
Tocantins Governo do Tocantins capacita extensionistas rurais para atuação no Programa Mais Genética Leite
Tocantins Governo do Tocantins promove seminários para impulsionar apicultura, meliponicultura e polinização agrícola no estado
Tocantins Governo do Tocantins fortalece a posição do estado como referência nacional em agricultura irrigada
Tocantins Governo do Tocantins consolida o estado como referência nacional em agricultura irrigada
Tocantins Governo do Tocantins e instituições parceiras avançam nas discussões sobre rastreabilidade bovina no Estado Mín. 26° Máx. 40°
Mín. 26° Máx. 41°
Parcialmente nubladoMín. 28° Máx. 39°
Parcialmente nublado