A Comissão Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2884/25, que garante o acesso regular, contínuo e adaptado das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) a atividades físicas e esportivas.
As atividades deverão ser planejadas e supervisionadas por profissionais de educação física, observando-se os níveis de suporte da pessoa com TEA, os protocolos clínicos e as diretrizes técnicas, podendo ser realizadas nos âmbitos da saúde, da educação, da assistência social e do esporte.
A proposta, do deputado Marangoni (União-SP), altera a Lei Berenice Piana . A relatora, deputada Renata Abreu (Pode-SP), recomendou a aprovação do texto.
“O propósito é promover a saúde, o bem-estar, o desenvolvimento funcional e a inclusão social, reconhecendo o papel da atividade física no fortalecimento da autonomia e na melhoria da qualidade de vida”, afirmou Renata Abreu.
O transtorno do espectro autista é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a interação social, a comunicação e o comportamento. É chamado de espectro porque se manifesta em diversos níveis.
Próximos passos
O projeto, já aprovado também pela Comissão de Saúde, será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.
Para virar lei, precisa ser aprovado pelos deputados e pelos senadores.
Câmara Comissão aprova uso de pequenas barragens para recuperar bacias hidrográficas
Câmara Comissão aprova projeto que define regras para árbitro profissional no esporte
Câmara Congresso Nacional aprova Orçamento de 2026 com R$ 6,5 trilhões em despesas
Câmara Congresso aprova projetos que abrem crédito de R$ 30 bilhões para o Orçamento de 2025
Câmara Comissão aprova incentivo à construção de cisternas em áreas sem saneamento
Câmara Comissão de Educação aprova projeto para combater violência contra meninas nas escolas Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 20° Máx. 27°
Chuva