O presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (União-AP), recebeu nesta terça-feira (4) o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Os dois discutiram ações para o combate ao crime organizado, além do uso de tecnologias para o enfrentamento à criminalidade no Brasil.
“O presidente Alcolumbre reafirmou o compromisso do Congresso Nacional de contribuir, de forma responsável e democrática, com soluções legislativas para fortalecer a segurança pública e proteger a vida dos brasileiros”, disse nota da presidência do Senado.
O encontro aconteceu na presidência do Senado em meio à instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito do Crime Organizado (CPI) , que investigará a estruturação, a expansão e o funcionamento do crime organizado, com foco na atuação de milícias e facções.
A CPI elegeu como presidente e vice-presidente os senadores Fabiano Contarato (PT-ES) e Hamilton Mourão (Republicanos-RS), respectivamente. O relator será o senador Alessandro Vieira (MDB-SE).
O colegiado, composto por 11 senadores titulares e sete suplentes, terá o prazo de 120 dias para terminar os trabalhos.
Caberá ao senadores investigar o modus operandi das organizações criminosas, as condições de instalação e desenvolvimento em cada região, “bem como as respectivas estruturas de tomada de decisão, de modo a permitir a identificação de soluções adequadas para o seu combate, especialmente por meio do aperfeiçoamento da legislação atualmente em vigor”.
Política Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Política CPI do Crime Organizado chama dois ministros e 11 governadores
Política Câmara aprova PEC que considera tribunais de Contas órgãos permanentes
Política Relator de CPI quer investigar atuação do crime em mercados legais
Política Senador Fabiano Contarato vai presidir CPI do crime organizado
Política TSE julga hoje processo que pede cassação do governador do Rio Mín. 24° Máx. 33°
Mín. 24° Máx. 37°
Chuvas esparsasMín. 24° Máx. 38°
Chuvas esparsas