A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2926/19 , que proíbe os órgãos federais de apoio e fomento à pós-graduação e à pesquisa de cancelar, interromper, cortar ou reduzir os valores das bolsas concedidas até o término da sua vigência.
O objetivo é dar segurança e garantias aos professores e aos estudantes e à continuidade das pesquisas científicas durante o período previsto.
A proposta, do deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), foi aprovada por recomendação do relator, deputado Professor Alcides (PL-GO).
Conforme lembrou o relator, a proposição, quando apresentada, foi uma resposta ao Decreto 9.741/19 , que bloqueou recursos de bolsas de pós-graduação e pesquisa naquele ano. Ele observou que a prática pode se repetir.
“Cortes de recursos podem levar à interrupção ou à suspensão de estudos ou investigações laboratoriais, o que, além de prejudicar a pesquisa, é uma prática que paradoxalmente viola a economicidade”, afirmou Professor Alcides. “É oportuno que esses investimentos sejam protegidos, para que essas despesas não sejam contingenciadas”, concluiu.
Próximos passos
Também já aprovada pela então Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática , a proposta seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.
Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pelos deputados e pelos senadores.
Câmara Relator de turismo no Orçamento de 2026 pede mais recursos para o setor
Câmara Relatório setorial de integração e meio ambiente do Orçamento de 2026 tem R$ 2,5 bilhões em emendas
Câmara Comissão de Finanças aprova acessibilidade como critério de desempate em licitações
Câmara Orçamento 2026: parlamentares propõem R$ 7 bilhões em emendas de transferêcia especial
Câmara Comissão aprova serviço de apoio para grávidas em vulnerabilidade social
Câmara Comissão promove seminário sobre inclusão de pessoas com deficiência Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas