O Projeto de Lei 4818/24 estabelece um fundo para garantir a quitação de dívidas condominiais do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O texto está em análise na Câmara.
O Fundo Federal Garantidor Contra Inadimplência Condominial (FFGIC) deverá concentrar até R$ 500 milhões de recursos da União. Poderão participar como cotistas, pessoas físicas ou jurídicas, inclusive de direito público.
Segundo o autor, deputado Pedro Uczai (PT-SC), a inadimplência condominial tem sido um problema recorrente entre os beneficiários do programa.
"A falta de pagamento das taxas condominiais pode resultar em prejuízos para a manutenção das áreas comuns, serviços essenciais e até mesmo para a conservação do imóvel, colocando em risco a qualidade de vida e a segurança dos moradores", observou.
A proposta também torna obrigatório o seguro contra inadimplência condominial nos novos contratos do Programa Minha Casa Minha Vida.
O texto determina ainda que os imóveis do programa MCMV são "impenhoráveis, em qualquer circunstância, e não poderão ser objeto de penhora, execução hipotecária, financiamento direto ou qualquer outra medida de constrição judicial".
Próximos passos
A proposta que tramita em caráter conclusivo será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Câmara Proposta exige que hotéis adotem pulseiras de identificação para crianças
Câmara Proposta exige formação e registro para professores de educação física
Câmara Comissão aprova regulamentação de indicação de doses restantes em inalador de medicamento
Câmara Comissão aprova projeto que libera porte de arma para donos e associados de clube de tiro
Câmara Comissão aprova prioridade para pessoa com deficiência de baixa renda na CNH gratuita
Câmara Comissão aprova fim de isenção penal patrimonial em violência doméstica Mín. 23° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 28°
ChuvaMín. 21° Máx. 23°
Chuva