A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, projeto de lei que cria o Programa de Assistência Terapêutica com Animais (PATA) dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é utilizar a Terapia Assistida por Animais (TAA) para estimular a comunicação, a interação social e o desenvolvimento físico e mental de pessoas com deficiência.
O texto aprovado é o substitutivo da relatora, deputada Maria Rosas (Republicanos-SP), para o Projeto de Lei 195/25, da deputada Dayany Bittencourt (União-CE). A relatora optou por excluir detalhes relacionados a credenciamento das instituições, capacitação dos profissionais envolvidos e certificação dos animais que participarão das terapias.
A nova versão estabelece que o governo federal deverá regulamentar o funcionamento do programa, que será implementado por meio de parcerias com instituições públicas ou privadas, conforme diretrizes do SUS e normas técnicas de saúde.
“A regulamentação das instituições pelo Ministério da Saúde assegura padronização técnica, qualidade assistencial e segurança tanto para os usuários quanto para os animais envolvidos”, disse a relatora.
Próximas etapas
A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto deve ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Comissão aprova destinar parte de emendas para projetos educacionais ligados ao esporte
Câmara Comissão aprova inclusão de empreendedorismo como tema transversal na educação básica
Câmara Comissão aprova incluir arrendamento no campo em conceito de atividade rural
Câmara Comissão de Saúde aprova oferta gratuita de sensores de glicose pelo SUS
Câmara Comissão aprova criação de política de assistência para pessoas com alergias
Câmara Comissão aprova dedução integral de gastos educacionais de pessoas com deficiência no Imposto de Renda Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 23° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 35°
Tempo nublado