A Prefeitura de Ponte Alta do Tocantins sancionou a Lei nº 17/2025, de autoria do presidente da Câmara, vereador Jânio Mascarenhas, que estabelece a proibição de nomeação ou contratação, para cargos públicos municipais, de pessoas condenadas com sentença transitada em julgado por crimes previstos na Lei Maria da Penha.
A norma alcança todos os tipos de vínculos — cargos efetivos, comissionados ou temporários — e abrange as formas de violência doméstica e familiar contra a mulher: física, psicológica, moral, patrimonial e sexual.
De acordo com o texto, a restrição permanece válida até dois anos após o cumprimento total da pena, em consonância com o artigo 94 do Código Penal, que trata da reabilitação.
Para o autor do projeto, vereador-presidente Jânio Mascarenhas, a iniciativa representa um avanço na luta contra a violência de gênero:
“A violência contra a mulher é um problema social que não pode ser tratado como algo privado. O poder público precisa dar o exemplo e assumir posição firme contra qualquer tipo de agressão”, destacou.
A lei segue entendimento recente do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a constitucionalidade de normas semelhantes em outros municípios, e também se alinha a compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, como a Convenção de Belém do Pará.
Com a sanção do prefeito Kedson Alves, no dia 15 de setembro, Ponte Alta do Tocantins passa a integrar o grupo de cidades que adotam medidas legais rigorosas para proteger mulheres e garantir que o serviço público seja ocupado por pessoas que respeitam os princípios da dignidade, moralidade e probidade.
Câmara Municipal Câmara Municipal de Ponte Alta do Tocantins analisa projetos e prestações de contas em sessão ordinária
Câmara Municipal Câmara Municipal de Ponte Alta do Tocantins analisa projetos e requerimento para assistência social, habitação e saúde
Câmara Municipal Pelotão em homenagem ao Legislativo marca desfile cívico da Escola Santa Teresa
Câmara Municipal Câmara de Ponte Alta homenageia policiais militares por ato heroico em resgate de vítima de incêndio
Câmara Municipal Câmara de Ponte Alta debate iluminação pública, limpeza urbana e criação de novos programas sociais em sessão ordinária
Câmara Municipal Câmara Municipal realiza sessões com apresentação de projetos e cobranças sobre gestão Mín. 21° Máx. 24°
Mín. 21° Máx. 27°
ChuvaMín. 21° Máx. 29°
Tempo nublado