A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está executando o Plano de Ação para garantir 100% de declaração das informações pecuárias do rebanho tocantinense e manter a atual condição sanitária para o comércio de animais, produtos e subprodutos. As atividades são preconizadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para vigilância à febre aftosa.
A medida é realizada após a etapa da campanha de informações pecuárias que ocorreu entre os dias 1º de novembro e 10 de dezembro de 2023, onde alcançou 96,1% de propriedades declaradas com exploração pecuárias, que têm as espécies bovinas, bubalinas, equídeas, suínas e aves.
O trabalho será realizado entre os meses de janeiro e abril deste ano pelas unidades da Adapec e abrangerá 3,9% das propriedades que deixaram de declarar, e que, portanto, descumpriram as normas, conforme prevê a legislação estadual e federal. “Por meio do Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidato) é possível identificar os faltosos e notificá-los”, disse o Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa da Adapec, João Eduardo Pires.
Entre as principais ações do plano de ação estão a identificação das propriedades inadimplentes; notificação aos produtores para realização da vigilância ativa no semestre da inadimplência e atualização das propriedades de maior risco no município.
Gurupi - TO Gurupi se consolida como uma das maiores economias do Tocantins e alcança 3º maior PIB do Estado
Tocantins Clube de Benefícios do Governo do Tocantins amplia poder de compra dos servidores estaduais neste fim de ano
Portos e Aeroportos Aviação brasileira bate recorde com 130 milhões de passageiros; a maior movimentação da história do país
Geral Foguete explode ao decolar na Base de Alcântara, no Maranhão
Geral No DR com Demori, Marina Rossi fala sobre desmatamento e pecuária
Geral Governo do Rio apresenta ao STF plano para combater crime organizado Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 29°
Chuvas esparsas