Membros do Sistema de Inteligência de Segurança Pública do Tocantins (Sisp/TO) reuniram-se nesta segunda-feira, 22, para tratar de temas relacionados ao fortalecimento das ações de segurança e defesa social. Entre os assuntos estiveram o convite para que outros órgãos integrem o sistema, a exemplo do Exército, Polícia Federal e Marinha, e a implantação de estrutura física do Sisp no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
“O secretário da Segurança Pública Wlademir Mota tem uma visão de Inteligência muito interessante e entendendo a importância de trabalharmos de forma integrada propôs que o Sisp tivesse um local próprio no prédio do CICC. Isso nos alegra muito e tenho certeza que usaremos este espaço da melhor maneira possível”, afirmou a delegada e diretora de Inteligência da Polícia Civil, Luciana Midlej, que presidiu a reunião.
Além desses temas, os membros abordaram a participação do Sisp no Plano Amas, iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que visa o fortalecimento da presença do Estado na Região Amazônica, com o combate a crimes ambientais e de outros tipos, além da promoção da preservação local com ações de segurança pública que observem as necessidades e especificidades dos estados da Amazônia Legal.
Segundo informações do MJSP, as medidas vão contribuir para a redução de crimes em uma área que compreende 58% do território brasileiro e que faz fronteira com sete países. O Plano possui investimento de R$ 2 bilhões, com recursos do MJSP e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para a implantação de estruturas e compra dos equipamentos para os estados.
A iniciativa é construída com a participação do Ministério da Defesa e dos nove estados que compõem a Amazônia Legal (Tocantins, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia).
“Esse plano é importante porque é uma oportunidade de trazer recursos para a região e fomentar a modernização de ferramentas tecnológicas. Como integrante do eixo Inteligência, o Sisp fará o que for necessário para atuar da melhor forma com vistas ao enfrentamento à criminalidade”, disse a delegada Luciana Midlej.
Sisp
O Sisp é um sistema cooperativo e colegiado que visa a coordenação e a integração das atividades de inteligência de segurança pública do Tocantins em todos os níveis.
Ele é composto pelas agências ou unidades de inteligência designadas dos órgãos que o integram, classificando-se em Efetivas: da Secretaria da Segurança Pública; da Polícia Militar do Tocantins; da Polícia Civil Estado do Tocantins; do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins; da Secretaria da Cidadania e Justiça; e Especiais: da Casa Militar; do Departamento Estadual de Trânsito; da Secretaria da Fazenda e Planejamento; do Ministério Público do Tocantins; do Tribunal de Justiça do Tocantins; do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins; Ministério Público Estadual, Polícia Rodoviária Federal e Agência Brasileira de Inteligência - ABIN cujas atividades guardam relação direta ou indireta com a inteligência de segurança pública.
Geral Governo do Rio apresenta ao STF plano para combater crime organizado
Tocantins Unitins convoca aprovados no vestibular para os cursos do TO Graduado
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa e ministro Renan Filho entregam nova ponte JK, símbolo de integração entre Tocantins e Maranhão
Geral Governo autoriza nomeação de 249 servidores na PF e MCTI
Portos e Aeroportos Portos do Sul atingem 108,4 milhões de toneladas movimentadas
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa inaugura nova estrutura do posto fiscal de Aguiarnópolis e homenageia vítimas do desabamento da Ponte JK Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 29°
Chuvas esparsas