Em função do ataque cibernético verificado na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) em 27 de setembro, os sistemas da instituição ficaram indisponíveis como medida de precaução. Desde então, o Sistema de Participação Social da ANA está inacessível, sendo que as consultas públicas são disponibilizadas por meio dessa plataforma. Nesse cenário, quatro consultas sobre temas de saneamento básico (3, 4, 5 e 6/2023) foram suspensas temporariamente até que o Sistema de Participação Social volte a ser disponibilizado e cada uma delas será prorrogada por prazo igual ao da indisponibilidade do Sistema de Participação.
Por isso, para que os(as) interessados(as) em participar dessas consultas públicas possam ter insumos para balizar suas contribuições durante o período de indisponibilidade, a ANA disponibiliza os respectivos Relatórios de Análise de Impacto Regulatório (RAIR) e as minutas das normas que são objeto das seguintes consultas:
RAIR | Minuta da norma
RAIR | Minuta da norma
RAIR | Minuta da norma
RAIR | Minuta da norma
A Consulta Pública nº 03/2023 inicialmente terminaria em 28 de setembro. No entanto, devido ao ataque cibernético, seu prazo foi prorrogado até 13 de outubro até ser suspensa temporariamente. Já a Consulta Pública nº 04/2023 receberia sugestões da sociedade até 1º de outubro e, pelo mesmo motivo, foi postergada até 16 de outubro até ser suspensa.
Para a Consulta Pública nº 05/2023, inicialmente o prazo final para participação social iria até 19 de outubro. Por sua vez, a Consulta Pública nº 06/2023 terminaria em 30 de outubro. Para os novos prazos de encerramento serão considerados os dias de indisponibilidade do Sistema de Participação Social da ANA.
Passo a passo para a elaboração de normas de referência (NR) da ANA
Todas as normas de referência da ANA percorrem um caminho entre seu planejamento e sua publicação. Esse processo acontece nas sete etapas a seguir:
ANA e o marco legal do saneamento básico
Com o novo marco legal do saneamento básico, Lei nº 14.026/2020 , a ANA recebeu a atribuição regulatória de editar normas de referência para a regulação dos serviços públicos de saneamento básico no Brasil, que incluem: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.
A mudança busca uniformizar as normas do setor para atrair mais investimentos para o saneamento, melhorar a prestação e levar à universalização desses serviços até 2033. Para saber mais sobre a competência da ANA na edição de normas de referência para regulação do saneamento, acesse a página www.gov.br/ana/assuntos/saneamento-basico .
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok
Portos e Aeroportos Obras de modernização permitem enfrentar assoreamento histórico na Hidrovia da Lagoa Mirim (RS)
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa autoriza pagamento de R$ 9,3 milhões referente ao encerramento do ano letivo do Presente, Profe! com bonificação para mais de 9 mil estudantes
Gurupi - TO Gurupi se consolida como uma das maiores economias do Tocantins e alcança 3º maior PIB do Estado
Tocantins Clube de Benefícios do Governo do Tocantins amplia poder de compra dos servidores estaduais neste fim de ano
Portos e Aeroportos Aviação brasileira bate recorde com 130 milhões de passageiros; a maior movimentação da história do país
Geral Foguete explode ao decolar na Base de Alcântara, no Maranhão Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 29°
Chuvas esparsas