Quinta, 21 de Novembro de 2024
(63)99208-1634
27°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Justiça Tocantins

Campanha "Nesse Carnaval, Não Desvie o Olhar!" fortalece proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente no Tocantins

Campanha reforça o compromisso com a segurança e bem-estar das crianças tocantinenses

14/02/2024 20h27
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Em Gurupi, o foco foi a fixação de cartazes e a distribuição de materiais impressos aos foliões - Foto: Seciju/Governo do Tocantins
Em Gurupi, o foco foi a fixação de cartazes e a distribuição de materiais impressos aos foliões - Foto: Seciju/Governo do Tocantins

Durante os dias 7 a 13 de fevereiro, a Superintendência de Administração do Sistema de Proteção do Direito da Criança e do Adolescente, por meio das Gerências da Primeira Infância e da Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, promoveu a campanhaNesse Carnaval, não desvie o olhar!. A iniciativa, que contou com a parceria da Secretaria da Educação, abrangeu a distribuição de materiais gráficos impressos nos municípios de Palmas e Gurupi e digitais para todos os 139 municípios do Tocantins.

No dia 9, na capital Palmas, a mobilização envolveu a fixação de cartazes e distribuição de panfletos com informações de proteção às crianças e adolescentes. Essa ação alcançou equipes dos Centros de Referência de Assistência Social, Conselhos Tutelares, Pracinha da Cultura, Bares e a sociedade em geral; Já no dia 10, o foco foi a distribuição de materiais impressos e a fixação de cartazes em Gurupi.

Continua após a publicidade

O gerente de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Josemy Coelho, sintetizou a estratégia utilizada para esta ação: “Nós buscamos a estratégia de difundir a informação, divulgando o que é a violência sexual, apresentamos o que é a exploração e o abuso sexual. Também falamos sobre outra violação de direitos da criança e do adolescente, o trabalho infantil e ainda sobre a importância dos cuidados especiais com a primeira infância. Por isso, utilizamos essa estratégia de difundir a informação para que a população e a Rede estejam cientes dessas informações e com a consciência de ter esse olhar voltado para proteção das crianças e adolescentes”.

“Também constam nos materiais divulgados os canais de denúncia, que podem ser acionados tanto pelas crianças e adolescentes, como também pelos responsáveis ou qualquer outra pessoa que identificar a situação de violação de direitos de crianças e adolescentes”, completou.

Divulgação

A visibilidade digital foi estratégica, abrangendo e-mails enviados aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares, Secretarias Municipais de Assistência Social e Prefeituras. Utilizando Whatsapp, a campanha alcançou a Rede de Profissionais dos Conselhos Tutelares, Conselhos Municipais, Secretarias Municipais e a população em geral.

Nas Redes sociais da Seciju e Governo do Tocantins, a campanha ganhou destaque, promovendo engajamento com a população. Os materiais divulgados também incluem canais de denúncia, permitindo que tanto crianças e adolescentes quanto responsáveis ou qualquer pessoa identificando violações de direitos possam acioná-los.

Canais de denúncia

Caso você saiba de qualquer tipo de violência imposta a crianças e adolescentes, denuncie no Disque 100, no 190 da Polícia Militar, ou no 191 Polícia Rodoviária Federal.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.