Com foco na preservação da fauna e da flora do Cerrado tocantinense, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), realizou nessa segunda-feira, 11, no Centro de Capacitação e Educação Ambiental (CCEA), em Mateiros, uma Exposição de Animais Taxidermizados e esqueletos da fauna com peças do Museu de Morfologia da UFT - Câmpus de Palmas. Nesta terça-feira, 12, a programação será levada para o povoado Mumbuca.
Cerca de 265 alunos das unidades educacionais de Mateiros: Escola Municipal Ernestina Vieira Soares, Escola Estadual Estefânio Teles das Chagas, Escola Estadual Silvério de Matos e Centro de Educação Infantil Começo de Vida, conheceram a diversidade de aves e de animais silvestres expostos na mostra.
"Com o material em exposição voltado principalmente à educação ambiental, trabalhamos de forma lúdica com as crianças e comunidade local, temas como o Cerrado, suas espécies e a importância delas na saúde dos ecossistemas em que vivem. Quanto mais ensinamos nossas crianças, maior é a chance de atitudes positivas que resultem na preservação", descreveu Rejane Ferreira, bióloga e supervisora da Área de Preservação Ambiental (APA) do Jalapão.
De acordo com o gerente de Pesquisa e Informação da Biodiversidade, Wiliam Aires, os animais utilizados para a exposição são doados pelo Centro de Fauna do Tocantins, responsável por fazer a triagem e a reabilitação de animais silvestres vítimas de tráfico, atropelamentos, queimadas ou oriundos de apreensões realizadas por órgãos de fiscalização e outras ocorrências. “Muitos desses animais não sobrevivem e após o óbito são doados ao Museu de Morfologia da UFT para serem utilizados no ensino, pesquisa e extensão. Para as exposições os animais são taxidermizados (preparação de pele) ou terão o esqueleto montado”, explicou o gerente.
Além da exposição, a equipe do Museu da UFT, coordenada pela professora Drª Tainá de Abreu, ministrou para as crianças, educadores e comunidade local o minicurso 'Pegadas da Selva', que tem como objeto trabalhar a educação ambiental através da produção de material didático como forma de fortalecer a sustentabilidade e conhecimento sobre o Cerrado tocantinense.
Encantado com tudo que estava aprendendo durante a exposição, Bleno Lucas Sousa Amorim, aluno do Centro de Educação Infantil Começo de Vida, contou com detalhes as características da onça-pintada e sua beleza. "Ela tem patas largas, seus dentes também são enormes, parece até de verdade. Foi o bicho que eu mais gostei", contou entusiasmado o estudante.
Museu
Os animais taxidermizados expostos na mostra foram disponibilizados pelo Museu de Morfologia da UFT.
A taxidermia é uma arte de montar/empalhar animais para estudos científicos ou exibições, utilizando diversas técnicas de preservação, buscando atingir o maior grau de fidelidade possível.
Tocantins Com mais de 30 mil atendimentos em 2025, Procon Tocantins intensifica sua atuação na proteção do consumidor
Geral Brasil tem previsão de Natal com ondas de calor e chuvas
Geral Lula sanciona porte de arma para policiais legislativos estaduais
Portos e Aeroportos MPor e Marinha do Brasil reforçam o acesso à saúde pública por meio das hidrovias na Amazônia
Geral PRF reforça fiscalização em rodovias federais na Operação Natal
Tocantins Procon Tocantins encontra variação de até 106% nos preços das carnes em Gurupi Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas