A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) esclarece que não autorizou nova transferência de carteira da operadora Unimed-Rio para a Unimed Ferj. A última operação aprovada neste sentido foi divulgada pela ANS em 31/08/2023 e tratava da segunda fase de transferência de carteira de planos coletivos empresariais da Unimed-Rio (Registro ANS 39.332-1) para a Unimed do Estado do Rio de Janeiro Federação Estadual das Cooperativas Médicas – FERJ (Registro ANS 31.236-3).
Na ocasião, foi informado que cerca de 43 mil beneficiários de planos coletivos empresariais vinculados a empresas com CNPJ do estado do Rio de Janeiro passariam a ser atendidos Unimed Ferj a partir de 01/09/2023, com exceção de empresas com CNPJ dos municípios do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias. Assim, os contratos coletivos empresariais de empresas desses dois municípios permanecem na Unimed-Rio. Confira aqui a notícia completa .
Já a primeira fase foi divulgada pela Agência em 27/06/2023, data em que a ANS aprovou o pedido de transferência parcial voluntária feita pela operadora Unimed-Rio Cooperativa de Trabalho Médico do Rio de Janeiro (Reg. ANS 39.3325-1). Desde 01/07/2023 cerca de 30 mil beneficiários passaram a ser atendidos pela Unimed do Estado do Rio de Janeiro Federação Estadual das Cooperativas Médicas – FERJ (Reg. ANS 31.236-3). Acesse aqui a notícia sobre a primeira fase .
Em ambas as fases, a prerrogativa da ANS é que a Unimed Ferj mantenha, integralmente, as condições dos contratos vigentes, sem qualquer restrição de direitos ou prejuízos para os consumidores.
Assim, o número total de beneficiários envolvidos na transferência de carteira em questão está em torno de 73 mil beneficiários e, não 107 mil como informado em matérias recentes.
Vale lembrar que a operação de transferência de beneficiários entre as operadoras é voluntária, sendo livre a negociação entre as operadoras, e tem como objetivo preservar a qualidade e a continuidade da assistência aos beneficiários. Assim, a Agência não determina qual operadora deverá receber a carteira de beneficiários envolvidos numa operação de transferência de carteira.
Cabe ainda esclarecer que uma nova solicitação de transferência de carteira acontecerá apenas com a formalização junto à ANS da documentação prevista na RN 112/2005. Neste cenário, informamos que até o momento, as operações envolvendo as operadoras citadas são apenas as descritas acima.
A ANS tem monitorado a Unimed-Rio, que se encontra em regimes de acompanhamento de direção fiscal e direção técnica por conta de problemas econômico-financeiros e assistenciais.
Por fim, a Agência orienta o usuário que estiver enfrentando problemas de atendimento para que procure, inicialmente, a operadora para que ela resolva o problema e, caso não tenha a questão resolvida, registre reclamação junto à ANS. Para isso, ele tem à disposição os seguintes Canais de Atendimento :
· Formulário eletrônico Fale Conosco na Central de Atendimento ao Consumidor
· Central de atendimento para deficientes auditivos: 0800 021 2105.
· Núcleos da ANS existentes nas cinco regiões do país. Confira aqui as unidades com atendimento presencial e faça o agendamento online.
· Disque ANS (0800 701 9656): atendimento telefônico gratuito, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h, exceto feriados nacionais.
Tocantins Com mais de 30 mil atendimentos em 2025, Procon Tocantins intensifica sua atuação na proteção do consumidor
Geral Brasil tem previsão de Natal com ondas de calor e chuvas
Geral Lula sanciona porte de arma para policiais legislativos estaduais
Portos e Aeroportos MPor e Marinha do Brasil reforçam o acesso à saúde pública por meio das hidrovias na Amazônia
Geral PRF reforça fiscalização em rodovias federais na Operação Natal
Tocantins Procon Tocantins encontra variação de até 106% nos preços das carnes em Gurupi Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 29°
Chuvas esparsas